Formação e Capacitação de Dirigentes do PT – Espírito Santo
Curso de formação e capacitação de dirigentes e pré-candidatos do PT Espírito Santo, com foco na conjuntura, planejamento e organização de campanhas, trabalho de base, orientações jurídicas e construção de propostas para a gestão municipal e programas de governo.

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE DIRIGENTES E PRÉ-CANDIDATOS(AS) DO PT ESPIRITO SANTO
1 – INTRODUÇÃO:
No início do ano de 2023, o Diretório Nacional do PT aprovou o Sistema Nacional de Formação e Educação Política do PT, concebido e implementado pela Secretaria Nacional de Formação Política do PT por meio da Escola Nacional de Formação Política (ENFPT) e da Fundação Perseu Abramo (FPA). Como consequência o Planejamento do ano de 2023 incluiu as ações para formação de Dirigentes do PT.
Este curso é parte do Sistema Nacional de Formação e Educação Política do PT e teve uma primeira etapa na modalidade semipresencial para todo o Estado de São Paulo, uma segunda etapa, na capital paulista, com os Dirigentes de Diretórios Zonais da capital totalmente presencial e uma etapa, também presencial, com Dirigentes da Macrorregião de Presidente Prudente e seus Municípios, seguido da Macrorregião de Campinas, da Região Metropolitana de Goiânia no Estado de Goiás, de cinco regiões no Estado do Rio de Janeiro e da Zona da Mata Mineira na cidade de Juiz de Fora.
A primeira edição do curso no Nordeste ocorreu no Estado de Pernambuco, seguido da Paraíba, Ceará e Sergipe. Chegando na Região Norte, o curso já esteve no Estado do Amazonas, e com planejamento fechado para o Amapá. A partir destas práticas o curso acumulou diferentes metodologias e um grande acervo de conteúdos voltados tanto para atender as demandas de Dirigentes preocupados em administrar de forma mais eficiente o PT no Estado e nas cidades quanto de pré-candidatos e candidatas que precisam de saberes específicos acerca de diversos temas para no momento da campanha e do debate sobre a sua cidade falar sobre o PT e suas propostas.
A Assessoria do Pré-candidato do PT a prefeito da capital Vitória, o Deputado estadual João Coser, em diálogo com a ENFPT e a FPA vem construindo uma proposta de um curso de formação com ênfase nas pré-candidaturas do PT no Estado e, em articulação com a Direção Estadual do PT do Espírito Santo decidiram realizar capacitação para os dirigentes e pré-candidatos(as) em um encontro presencial previsto a abertura no dia 26/07 e atividades com os pré-candidatos e Dirigentes no sábado dia 27/07 durante todo o dia. As atividades presenciais serão complementadas na modalidade de Educação a Distância (EaD), pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
A proposta é realizar a atividade na capital, município de Vitória, considerando a acessibilidade regional e a infraestrutura colocada à disposição do partido para o curso. Na sexta-feira dia 26/07, a noite, a abertura política com as boas-vindas aos pré candidatos(as) e aos dirigentes presentes e apresentação da programação do curso e análise da conjuntura nacional e no Estado do Espírito Santo. No Sábado (27/07) trabalharemos temas vinculados a campanha eleitoral de 2024 com ênfase nos aspectos de organização e de relação com a comunidade com abrangência para diferentes municípios do Estado, tais como; Planejamento de campanha e o passo-a-passo de uma campanha para vereador.
Orientações jurídicas e de prestação de contas eleitorais.
Trabalho de base que ajude a vencer.
Conjunto de propostas em 26 (vinte e seis) diferentes temas relacionados à gestão de cidades tanto para construção de programa de governo para as campanhas majoritárias quanto para promover uma causa que sustente as campanhas para as Câmaras municipais.
2 – PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS
2.1 – Objetivos Gerais
1. Formação política visando nivelar os conhecimentos acerca da história, do papel, dos objetivos do PT, assim como atualização das propostas para as cidades alinhadas com as ideologias do PT;
2. Formação de uma Rede de Dirigentes para prosseguirem colaborando mutuamente, desenvolvendo habilidades e adquirindo competências no processo, assegurando que todos possam compartilhar conhecimento e se desenvolver no contexto do Coletivo de Formação Estadual.
3. Capacitar pré-candidatos(as) para os desafios da campanha eleitoral de nível municipal no ano de 2024.
4. Capacitar para o Trabalho de Base, elemento estratégico do Nova Primavera em todas as suas jornadas e com especial ênfase neste ano de 2024 quando se concentrará em ações territorializadas.
2.2 – A formação política e a capacitação que propomos é de nível básico voltado para uma aproximação da história e do papel do PT na política nacional, assim como o desenvolvimento de habilidades técnicas e políticas voltadas para a gestão do partido em período de eleições e entregando conteúdos e ferramentas que possam auxiliar com propostas o processo de divulgação e a defesa do governo Lula.
2.3 O método proposto privilegia a prática e o acúmulo de experiência dos Dirigentes em cada território bem como de pré candidatos(as) do PT, fruto da concepção do método de construção do partido com base na ação-reflexão-ação, logo quem faz, ensina ou ensina, quem faz. A expressão desta premissa está nos conteúdos trabalhados, que são selecionados a partir da escuta de experiências e necessidades de pré-candidatos(as) e de dirigentes em atuação e da análise do contexto atual que, ao transmitirem a sua prática e considerarem a conjuntura nacional rebatendo no local, apontam contradições e avanços políticos e metodológicos em uma apropriação coletiva da experiência de construção do partido, ou seja, um exercício de práxis.
1. É tarefa dos dirigentes construir o partido, respeitando sua história, seus desafios atuais à luz de seus princípios e valores, de suas estruturas internas, suas instâncias de participação e tomada de decisões, bem como suas regras e normas estatutárias. Com essa bagagem sempre situada em leituras da conjuntura, os/as dirigentes também representam o partido, não apenas em cargos eletivos, em disputas eleitorais, nas lutas do movimento popular e sindical, mas no cotidiano da vida política desde o município até a esfera nacional.
2. As eleições são um momento importante para debater com a população propostas e ideias que concretizam a visão de mundo do PT, por isso os(as) pré-candidatos(as) têm um papel relevante ao estender para toda a cidade a perspectiva programática e ideológica do PT.
3. Uma parte das tarefas de Dirigentes do PT são de caráter operacional, passíveis de serem replicadas, roteirizadas e apresentadas sob a forma de vídeos tutoriais disponibilizados na biblioteca virtual para apoiar nas funções técnicas de gestão institucional e de manejo dos sistemas informacionais do PT e do TSE.
4. Os conteúdos instrucionais trabalhados no processo formativo presencial e aqueles elaborados para a educação a distância (EaD) serão disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Sistema Nacional de Formação do PT.
5. No site da Fundação Perseu Abramo e da Escola Nacional de Formação Política é possível acessar os materiais de apoio para elaboração de propostas em políticas públicas nos municípios, bem como a cartilha para Trabalho de Base e o site específico desta ação, assim como dados sobre as ações territoriais do Nova Primavera em todos os Estados do Brasil.
2.4 Proposta de dinâmica do encontro presencial:
Noite de 26/07 – sexta-feira:
18:00h – Mesa de abertura política. Abertura dos Trabalhos com os/as Dirigentes Nacionais, Estaduais e Anfitrião presentes.
19:00h – Conjuntura Nacional e Eleições municipais de 2024.
20:00h – Debate com a plenária sobre o tema da conjuntura e os embates no qual o PT deverá se envolver nas cidades.
21:00h – Encerramento.
Manhã de 27/07 – sábado:
08:30h – Apresentação da Programação e dinâmica do dia.
08:45h – Início do Curso – Formação Política em Plenária com o Tema do passo-a-passo da campanha de vereador; o Planejamento de Campanha.
10:30h – Debate em Plenária para escuta da pré-candidatas sobre o tema das potencialidades e obstáculos para a campanha.
12:30h Almoço.
Tarde de 27/07 – sábado:
Em Plenária discussão dos temas:
14:00h as 15h – Trabalho de Base e a campanha de 2024 no território digital. Seguido de Debates;
15h as 16h – Orientações jurídicas básicas e de prestação de contas para a campanha municipal de 2024. Seguido de debates;
16h as 17h – Comunicação Política e estratégias de Rede Seguida de debates;
17h as 18h – Políticas públicas Municipais: ideias para construção de propostas. Seguida de debates.
18h – Encerramento.
Um encaminhamento esperado é que o grupo possa dar continuidade ao processo formativo com o apoio da ENFPT e da FPA se utilizando dos conteúdos entregues no AVA e demandando novos conteúdos. Os conteúdos, desenvolvidos a partir da escuta no trabalho com os pré-candidatos e os Dirigentes será apresentado no AVA específico do Curso de Dirigentes do Estado do Espírito Santo, onde seguirá a etapa em EaD do curso. Lá será possível avaliar o processo de mobilização e o curso presencial e seguir com a etapa EaD com monitoramento da equipe do Coletivo de Dirigentes do estado no AVA.

Formação e Capacitação de Dirigentes do PT – Amapá

Formação e Capacitação de Dirigentes do PT – São Paulo

Curso Nacional de Finanças e Planejamento




