Formação e Capacitação de Dirigentes do PT – Amapá
Curso de formação e capacitação de dirigentes e pré-candidatos do PT Amapá, com foco em conjuntura, valores e história do partido, estratégia eleitoral, trabalho de base, campanhas nas redes sociais e elaboração de propostas de políticas públicas municipais.

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE DIRIGENTES E PRÉ-CANDIDATOS(AS) DO PT AMAPÁ
1 – INTRODUÇÃO:
No início do ano de 2023, o Diretório Nacional do PT aprovou o Sistema Nacional de Formação e Educação Política do PT, concebido e implementado pela Secretaria Nacional de Formação Política do PT por meio da Escola Nacional de Formação Política (ENFPT) e da Fundação Perseu Abramo (FPA). Como consequência o Planejamento do ano de 2023 incluiu as ações para formação de Dirigentes do PT.
Este curso é parte do Sistema Nacional de Formação e Educação Política do PT e teve uma primeira etapa na modalidade semipresencial para todo o Estado de São Paulo, uma segunda etapa, na capital paulista, com os Dirigentes de Diretórios Zonais da capital totalmente presencial e uma etapa, também presencial, com Dirigentes da Macrorregião de Presidente Prudente e seus Municípios, seguido da Macrorregião de Campinas, da Região Metropolitana de Goiânia no Estado de Goiás, de cinco regiões no Estado do Rio de Janeiro e da Zona da Mata Mineira na cidade de Juiz de Fora.
A primeira edição do curso no Nordeste ocorreu no Estado de Pernambuco, seguido da Paraíba, Ceará e Sergipe. Agora, chegando a Região Norte, o curso já esteve no Estado do Amazonas. A partir destas práticas o curso inicia um processo de acúmulos teóricos e metodológicos destas e outras experiências em andamento, as quais vão produzindo elementos de base para a construção de novas propostas de formação e de capacitação de dirigentes em nível nacional, regional e local.
A direção estadual do PT Amapá em diálogo com a ENFPT e a FPA vem construindo uma proposta de um curso de formação de dirigentes com ênfase nos(as) pré-candidatos(as) do PT no Estado, com um encontro presencial previsto para os dias 05 e 06 de julho, seguido de complementação na modalidade EaD, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O recorte de público nesta fase é sobretudo, dirigentes dos municípios onde o PT está organizado e Dirigentes Estaduais, além dos Pré-candidatos(as) as prefeituras e às câmaras legislativas dos municípios do Estado do Amapá.
A proposta é realizar a atividade na capital, município de Macapá, considerando a acessibilidade regional e a infraestrutura colocada à disposição do partido para o curso. Na sexta-feira dia 05/07, a noite, a abertura política e um debate acerca da Conjuntura Nacional e a perspectiva eleitoral no Estado do Amapá. No Sábado (06/07) pela manhã trabalhar valores, compromissos e história do PT e realizar um debate sobre Economia Solidária e sua relação com a questão ambiental. A tarde está previsto dividir em grupos para trabalharmos os seguintes temas:
Estratégia e tática eleitoral e organização de campanha para vereador(a), como organizar campanha.
O Trabalho de Base e a campanha nas Redes Sociais.
Políticas públicas Municipais: ideias para construção de propostas
2 – PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS
2.1 – Objetivos Gerais
1. Formação política visando nivelar os conhecimentos acerca da história, do papel, dos objetivos do PT, assim como aspectos centrais dos compromissos ideológicos do Partido a partir de suas resoluções nos últimos 44 anos.
2. Formação de uma Rede de Dirigentes para prosseguirem colaborando mutuamente, desenvolvendo habilidades e adquirindo competências no processo, assegurando que todos possam compartilhar conhecimento e se desenvolver no contexto do Coletivo de Formação Estadual.
3. Capacitar pré-candidatos(as) para os desafios da campanha eleitoral de nível municipal no ano de 2024.
4. Capacitar para o Trabalho de Base, elemento estratégico do Nova Primavera em todas as suas jornadas e com especial ênfase neste ano de 2024 quando se concentrará em ações territorializadas.
2.2 – A formação política e a capacitação que propomos é de nível básico voltado para uma aproximação da história e do papel do PT na política nacional, assim como o desenvolvimento de habilidades técnicas e políticas voltadas para a gestão do partido em período de eleições e entregando conteúdos e ferramentas que possam auxiliar com propostas o processo de divulgação e a defesa do governo Lula.
2.3 O método proposto privilegia a prática e o acúmulo de experiência dos Dirigentes em cada território bem como de candidatos(as) do PT, fruto da concepção do método de construção do partido com base na ação- reflexão- ação, logo quem faz, ensina ou ensina, quem faz. A expressão desta premissa está nos conteúdos trabalhados, que são selecionados a partir da escuta de experiências e necessidades de dirigentes em atuação e da análise do contexto atual que, ao transmitirem a sua prática e considerarem a conjuntura nacional rebatendo no local, apontam contradições e avanços políticos e metodológicos em uma apropriação coletiva da experiência de construção do partido, ou seja, um exercício de práxis.
1. É tarefa dos dirigentes construir o partido, respeitando sua história, seus desafios atuais à luz de seus princípios e valores, de suas estruturas internas, suas instâncias de participação e tomada de decisões, bem como suas regras e normas estatutárias. Com essa bagagem sempre situada em leituras da conjuntura, os/as dirigentes também representam o partido, não apenas em cargos eletivos, em disputas eleitorais, nas lutas do movimento popular e sindical, mas no cotidiano da vida política desde o município até a esfera nacional.
2. Uma parte das tarefas de Dirigentes do PT são de caráter operacional, passíveis de serem replicadas, roteirizadas e apresentadas sob a forma de vídeos tutoriais disponibilizados na biblioteca virtual para apoiar nas funções técnicas de gestão institucional e de manejo dos sistemas informacionais do PT e do TSE.
3. Os conteúdos instrucionais trabalhados no processo formativo presencial e aqueles elaborados para a educação a distância (EaD) serão disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Sistema Nacional de Formação do PT.
4. No site da Fundação Perseu Abramo e da Escola Nacional de Formação Política é possível acessar os materiais de apoio para elaboração de propostas em políticas públicas nos municípios, bem como a cartilha para Trabalho de Base e o site específico desta ação, assim como dados sobre as ações territoriais do Nova Primavera em todos os Estados do Brasil.
2.4 Proposta de dinâmica do encontro presencial:
Noite de 05/07 – sexta-feira:
18:00h – Mesa de abertura política. Abertura dos Trabalhos com os/as Dirigentes Nacionais, Estaduais e Anfitrião presentes.
19:00h – Análise de Conjuntura Nacional e Estadual conduzida por Dirigentes Nacionais do PT e Dirigentes do Estado do Amapá.
20:00h – Debate com a plenária sobre a conjuntura política.
21:00h – Encerramento.
Manhã de 06/07 – sábado:
08:30h – Apresentação da Programação e dinâmica do dia.
08:45h – Início do Curso – Formação Política em Plenária com o Tema Compromissos do PT e papel dos(as) Dirigentes(as).
09:45 – Dinâmica em grupo permita uma escuta acerca da visão dos(as) Dirigentes(as) e pré-candidatos(as) sobre o processo político do Amapá a luz dos compromissos do PT e da Conjuntura vigente considerando as eleições 2024.
11:00h – Economia solidária e sua relação com a questão ambiental.
12:00h – Debates e escuta sobre a questão da economia solidária e do cooperativismo no Amapá.
13:00h Almoço.
Tarde de 06/07 – sábado:
Grupo1:
14:00h as 15h – Trabalho de Base e a campanha de 2024 no território digital.
15:00h as 16h – Debate sobre o tema do Trabalho de Base e comunicação digital.
Grupo 2:
14h as 15h – Planejamento de Campanha; Tática eleitoral e o Passo-a-passo da campanha para vereador(a).
15h as 16h – Debate sobre as eleições no Estado.
Grupo 3;
14h as 15h – Políticas públicas Municipais: ideias para construção de propostas
15h as16h – Debate sobre os temas e as ideias dos Cadernos de Políticas Públicas.
Em Plenário:
16h as 17:30h – Uma síntese do que foi discutido em cada um dos três grupos, seguido de debates.
17:30 – 18h – Encerramento.
Nas atividades da tarde é previsto um relato que dê conta dos principais pontos debatidos e os desafios identificados assim como eventuais propostas de superação. Um encaminhamento esperado é que o grupo possa dar continuidade ao processo formativo com o apoio da ENFPT e da FPA se utilizando dos conteúdos entregues no AVA e demandando novos conteúdos. Os conteúdos, desenvolvidos a partir da escuta no trabalho com os Dirigentes e pré-candidatos(as) será apresentado no AVA específico do Curso de Dirigentes do Estado do Amapá, onde seguirá a etapa em EaD do curso. Avaliar o processo de mobilização e a etapa presencial e implementar a etapa EaD com monitoramento da equipe do Coletivo de Dirigentes do estado e Pré-candidatos(as) no AVA.

Formação e Capacitação de Dirigentes do PT – Espírito Santo

Formação Política para Candidaturas Petistas 2024

Formação e Capacitação de Dirigentes do PT – São Paulo




